terça-feira, 16 de setembro de 2014

Banda Gástrica vs Bypass Gástrico


BANDA GÁSTRICA vs BYPAS GÁSTRICO QUAL DELES?


Olá uma vez mais...hoje venho vos falar sobre um tema que anda em voga (banda gástricas e bypass gástrico) Cirurgias que levam a pessoas de obesidade extrema a fazer pois estão num limiar de risco de saude por causa do peso. As pessoas de obesidade, consideram que este é o unico resultado para perderem peso. Sim é uma das soluções, mas também acaba por trazer outros senão, como por exemplo: cirurgias plásticas, para retirar as peles em excesso que ficam devido á perca repentina de peso.
Mas deixo aqui alguma informação sobre estas duas cirurgias, antes de vos apresentar um caso de uma pessoa próxima que pos banda e depois fez bypass.



Banda gástrica ajustável
Uma banda gástrica ajustável é um dispositivo insuflável de silicone em forma de anel que implantado em torno da parte superior do estômago e que se destina ao tratamento da obesidade. O dispositivo divide o estômago em duas câmaras e reduz a quantidade de alimentos ingeridos através da obstrução direta à ingestão de sólidos e à indução de uma digestão lenta, o que permite que a sensação de saciedade seja atingida quando a quantidade de alimentos ingerida ainda é pequena. Sob a pele é colocado um dispositivo de ajustamento, facilmente acessível em consultas de ambulatório.
A cirurgia para implantação de uma banda gástrica é uma entre várias modalidades de cirurgia bariátrica, destinada a pacientes obesos comíndice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 40, ou entre 35 e 40 no caso de pacientes com outras comorbidades que possam ser melhoradas com a perda de peso: apneia do sonodiabetesosteoartritehipertensão ou síndrome metabólico. Entre os pacientes com banda gástrica ajustável, cerca de 30% conseguem atingir o peso pretendido, enquanto que 80% perdem pelo menos algum peso
                                                       Bypass Gástrico
Consiste em tornar o estômago mais pequeno, de forma a permitir aos alimentos passarem para uma porção do intestino através de um Bypass realizado entre o estômago e intestino, o que irá provocar no paciente uma sensação de saciedade mais rápida do que com o estômago de dimensão normal, reduzindo assim a quantidade de alimentos e calorias ingeridos. A realização do Bypass entre o estômago e uma porção do intestino, resulta também numa menor absorção de calorias, o que origina uma perda gradual de peso.
A maior parte dos pacientes, recuperam sem complicações. O tempo de internamento pode ir de 2 a 4 dias e poderá iniciar a sua actividade laboral, após 2 a 4 semanas. Alguns pacientes poderão ter necessidade de realizar uma abdominoplastia 1 a 2 anos depois de ter perdido peso apenas por questões estéticas.

Hoje em dia, têm-se ouvido muitos casos de pessoas que colocaram a banda tiveram que retirar e fazer o bypass, pois esta não garantia a qualidade de vida a longo prazo. Um estudo da Universidade da California, vem comprovar isso mesmo. Vendo-se mesmo que as pessoas com passar do tempo voltaram a ganhar grande parte do peso perdido. Estatisticamente estima-se que 40% das cirurgias banda têm complicações após as mesmas.

Mas sejamos realistas... independentemente de banda ou bypass, as pessoas têm que colocar em mente que não podem continuar a ter o tipo de vida que faziam. Á restrições na mesma, apesar de perderem peso, não siginifca que podem comer tudo e mais alguma coisa, pois o risco de continuar a ter colesterol e diabetes, mantém-se!
Apresente-vos um caso meu próximo. Uma senhora já com os seus quarentas e poucos anos, obesidade mórbida, colocou banda e emagreceu alguma coisa, mas passados uns anos teve que fazer bypass. Ora a perca de peso foi abismal. Não a via faz algum tempo e fiquei estupefacta ao ver como estava magra. Perguntei-lhe que lhe tinha acontecido.
Ela respondeu:" Tirei a banda gástrica, não estava a fazer efeito...e recuperei o peso que tinha perdido, foi decido fazer o bypass!", " Tenho menos fome, fico saciada por pouca coisa, mas tenho que confessar que comia muito e mal. Os meus pequenos almoços era vir aqui ao café comer um salgado, café e um bolo!", " Não tenho cuidados com alimentação e dietas também não consigo, gosto de comer estas coisinhas assim, sei que não devia mas sabem-me bem!"
Fiquei realmente sem palavras, quer dizer: como ela queria alguma vez emagrecer se não cortava no que lhe fazia mal, e perguntei: " E continuas a fazer o mesmo?" ela respondeu:" Sim, agora com estomago mais reduzido, não como muito, mas mantenho este ritual: café e rissól ao pequeno almoço!"

Jornal Publico:
Segundo noticia de 2007, da fonte LUSA o estado iria comparticipar a 100% as cirurgias da banda gástrica para pessoas com IMC acima dos 40. Um valor de 4507,69€ a pagar pelo estado por cirurgia. Áqueles inscritos no Sistema de Gestãode Doentes Inscritos para Cirurgia, receberão o montante total da cirugia.
Segundo dados do último estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, despendem-se anualmente cerca de 500 milhões de euros com o tratamento para a obesidade e a morbilidade dela decorrente.

Segundo o mesmo estudo, o aumento da obesidade em pessoas entre os 55 e os 64 anos aumentou 30,7 por cento nos homens e 16,3 por cento nas mulheres e na faixa dos 18 aos 24 anos aumentou 33,9 por cento entre os homens e 25 por cento entre as mulheres.

Com respeito áquelas pessoas que não conseguem de facto perder peso e chegam ao ponto de ter que decorrer as estas intervenções, fico um pouco desiludida com facto que,  além de eu estar a contribuir também para as comparticipações destas cirurgias, não acham que devem admitir também que não se auto-ajudam para conseguirem perder peso?! Não acho correto que maioria destas pessoas que fazem banda ou bypass, 90% dos casos são semelhantes aos que apresentei acima. Não concordo que gaste-se dinheiro com casos que afinal as pessoas, de uma vez por todas, tomem uma decisão na vida de deixar de comer os ditos salgados ao pequeno almoço ou beber 1 litro coca-cola por dia, e comer dois bolos todos dias e ficar maior parte do tempo sentado no sofá a mudar a de canal. Pensam que agora que vão fazer bypass é que vão  ser saudáveis! Será que vão? A continuar a comer as porcarias que come sem fazer nada por ela, mesmo com cirurgias? As doenças cardiovasculares não vão desaparecer...e o risco mantém-se. Tudo parte de nos educar, e se de inicio dermos essa educação a nós próprios e passar para nossos filhos, talvez se consiga dimunir a taxa de obesidade infantil e  os custos de operações. 



sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Devo comer pão branco? Devo beber um litro de sumo por dia? :D

Como já mencionei neste blog, eu trabalho numa mercearia, um espaço tradicional, onde aqui os clientes são os da terra, alguns de fim de semana, que tenham casa de férias. Mas maioritariamente são os da terra que vão há loja. E muitos destes cliente sabem que tenho algum conhecimento sobre fitness e nutrição e suplementação, devido ás formações profissionais que tenho. 
Já fui abordada por homens e mulheres que pretendem ficar elegantes e perder a barriguinha e me pedem conselhos, sendo que umas das perguntas que lhe faço é: "quer perder a barriga e faz alguma coisa por isso?" 
Primeiro Caso: Este cliente que me abordou teve um ginásio só para mulheres, não é muito gordo, mas tinha barriguinha. Então um dos senão na dieta dele era que comia dois pães de meio quilo em 2 dias...sozinho. Ora isso não ia dar bom resultado. Então disse: "2 paes de meio quilo por dia?!" e sendo pão branco... Vá dou a mão á palmatória...o pão que vendemos na loja é bom...chega sempre quentinho, cozido em forno de lenha, quem não resiste? Mas as pessoas esquecem-se que este pão é mais fermento que sei lá...Eu sei...porque quando não resisto á bolinha saloia quente, como uma bola que pesas por volta das um pouco mais que 100gr e fico super inchada e com azia! 
Mas disse a este cliente da loja que seria algo a rectificar...invés de um pão de meio quilo, porque não uma bola de 100grs? E claro mexer o esqueleto.
Bem...facto é que este senhor tomou iniciativa de começar a mexer o esqueleto e a comer com moderação e menos pão...ora...bons resultados claro. Agora não quer outra coisa...com 62 anos e está em forma! :D e não se sente inchado! O pão é bom, mas QB. e de preferência o escuro, cereais ou mistura!!!


Pão Saloio

Resumo Nutricional:

Cals
130
Líp
0,5g
Carbs
26g
Prot
4,5g
Existem 130 calorias em 1 dose de Pão Saloio.
Repartição das Calorias: 4% líp, 82% carbs, 14% prot.
actos Nutricionaispor 1 pão médio (48 g)
Energia544 kj
130 kcal
Proteínas4,5 g
Carboidratos26 g
Lípidos0,5 g
Fibras2 g
 Como podemos analisar: se um pão de 38gr tem 130 kcal, então quanto tem um pão de meio quilo? ;D muito poucas....para não falar do resto!

Segundo Caso: é uma senhora que está sempre a perguntar-me que pode comer que não engorde, ás vezes tenho vontade de lhe dizer: " feche a boca" :D É que ela dá uma no cravo e outra na ferradura! Um dia levava um pacote de batata frita palha e um pacote de cereais fitness e perguntou: "se comer as doses recomendadas aqui nos pacotes, não me vai fazer mal, pois não?" pensei: Não...acha que não?! Come cereais fitness e depois batatas palha...é uma boa combinação até. Sobre este tema, disse que o melhor seria pensar bem...entre os cereais e as batatas! 
Num dia de movimento, com mais pessoas, eu estava um pouco atrapalhada, ela veio a correr ao pé de mim com um sumo de litro da compal o que está abaixo...e ia para praia. e pergunta: "Se beber este sumo durante o dia, como vou para praia vou levar lanche, e levo o sumo, isto tem poucas calorias não tem?"
Bem...uma vez mais tive que ficar a olhar para ela e mais pessoas se riram da pergunta dela. Respondi: " Aqui o valor nutricional é referente a 100ml, a garrafa tem no total: 1000ml (1Litro), verá o que vai ingerir só neste sumo não é 18 kcal mais oo que irá levar para comer, certamente não é bolachas integrais?" Ela disse: "um copo pequeno chega?" Respondi: "E porque não leva antes um sumo de 200ml? e fica por ai?!"E beba mais água? Ou faça chás de sabores?"
Farto-me de rir com estas situações, porque as pessoas acham que comerem coisas menos calóricas com as mais calóricas que uma anulam outras e não fazem efeito no corpo. Mas não é assim...


Compal

Vital Antiox Frutos Vermelhos



Factos Nutricionaispor 100ml (100 ml)
Energia75 kj
18 kcal
Proteínas0,1 g
Carbohidratos4,3 g
Açúcar3,8 g
Lípidos0 g
   

Resumo Nutricional:

Cals
18
Líp
0g
Carbs
4,3g
Prot
0,1g
Existem 18 calorias em 1 dose de Compal Vital Antiox Frutos Vermelhos.
Repartição das Calorias: 0% líp, 98% carbs, 2% prot.
É tudo uma questão de senso e conhecimento, saber que comer (gorduras saturadas e não saturadas) escolher entre pão branco e integral. Vale sempre a pena pesquisar para começar uma dieta e ter boas opções alimentares sem termos fome...Fazer dietas não significa passar fome!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Brevemente o site oficial: www.sorriaparavida.wix.com/sorriapravida

Suplementos alimentares para ajudar no seu treino;
Dicas de Treinos;
Dicas de compras;
Curiosidades;
Entre outros;
Seu testemunho
Eis alguns dos assunto que irão ser abordados no meu site, pode se quiser, usar para publicitar o seu testemunho, atividade ou prestações de serviço.

BREVEMENTE
www.sorriaparavida.wix.com/sorriapravida


ATÉ JÁ!!!

BEIJOS E ABRAÇOS

Idas ao Supermercado - Lista de compras

Ai os supermercados... grandes com variedade de artigos e com muita coisa boa para comprar!!!
Pois é...dizem os especialistas que quem está em objetivo de emagrecer, e quem não está também deve ter em consideração, não deve ir ás compras com fome. Isto porque estando com fome, vamos procurar os alimentos que mais gostamos e nos fazem sentir bem (doces e salgados) a acabamos por comprar compulsivamente em quantidade para comer de imediato, mas também para termos em casa.
Faça um lanche antes de ir ás compras, e verá que ao olhar para aquele misto salgado ou croissant já não vai ter a mesma vontade porque sente-se saciado/a.
Outra desculpa que também  se coloca muitas vezes é que os artigos de dieta são caros e fazem moça no orçamento. Pois mas não...elabore uma lista de compras que costuma fazer habitualmente e veja bem os artigos que compras desnecessariamente e some o valor que pode poupar com a sua lista mais Saudável.
 
Aqui vou deixar algumas ideias de lista de compras Saudável que pode usar para a sua próxima compra e como um empurrãozinho para começar a ter uma alimentação mais cuidada.


Proteínas;
  • Ovos;
  • Atum de conserva natural;
  • Peito de Frango; bife de peru, bife de vitela, hambúrguer de aves
  • Salmão; Cavala(opcional), o peixe pode optar por qualquer um, pois é um alimento sempre aconselhado em nutrição, sendo o Salmão e Cavala os mais gordos e com mais Omegas.
Verduras e Legumes
  • Espinafre;
  • Alface;
  • Brócolos e/ou Espargos;
  • Abobora;
  • Batata (doce é a melhor opção)
  • Tomate;
  • Cenoura;
  • Curgete;
  • Grão de Bico;
  • Beringela;
  • Beterraba;
Carbohidratos
  • Pão integral ou Cereais;
  • Arroz Integral;
  • Macarrão Integral
  • Quinoa(Opção)
Cereais e Frutos Secos
  • Cerais Integrais(tipo Albran ou muesli)
  • Aveia;
  • Amêndoas/nozes/castanhas;
Iogurtes e doces
  • Gelatinas;
  • Iogurtes Magros
  • Canela em pó
  • Adoçantes (Stevia ou frutose)
  • Em ultima opção: (Açúcar amarelo mascavado)
Frutas
  • Maçã;
  • Banana;
  • Morango;
  • Manga;
  • Papaia;
  • Limão
Bebidas
  • Leite magro/soja;
  • Chás naturais;
  • Água mineral
Charcutaria
  • Queijo magro;
  • Queijo mozarela;
  • Queijo fresco;
  • Fiambres: Peru ou Frango natural nada de fumados;
Temperos
  • Azeite Virgem;
  • Orégãos, manjericão, alecrim, salsa (ervas aromáticas);
  • Alho e Cebola;
  • Semente de linhaça moída
Se quiser alterar algum dos alimentos em lista aceda a: família de alimentos.

Na lista acima não inclui:
Pão branco;
Croissants ou merendas;
Chocolates;
Batatas fritas em pacote;Aperitivos
Carne de porco;
Carne de vaca (pouca)
Açúcar refinado;
Pudins e outras sobremesas;
Pizzas e comidas pré-congeladas;
Salgados (rissóis, pastéis)
Bolachas e biscoitos;
Refrigerantes e bebidas alcoolicas
Se costuma adicionar estes alimentos, saiba o que poupa sem eles!!!

Boas compras e lembre-se coma uma fruta ou barra energética ou um iogurte antes de ir ás compras.






sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dicas de exercicios para quem sofre de Osteoporose e Osteoartrose

Se chegou até aqui foi porque visualizou no meu site: www.sorriaparavida.wix.com/sorriapravida  algumas informações importantes sobre o beneficio do exercício físico e a importância de termos uma boa alimentação.
Hoje venho "falar" um pouco sobre as atividades física que, aquelas pessoas que sofrem de Osteoporose ou Osteoartrose poderão fazer para combater, dores e evitar que a massa óssea reduza ainda mais. Como sabe a Osteoporose atinge maioritariamente as mulheres, a partir da pré-menopausa e durante.O facto dos ovários deixarem de funcionar, deixam de produzir hormonas essenciais á estabilidade óssea. Exercícios com pesos, são os mais indicados para prevenção e tratamento da Osteoporose, isto porque temos que reeducar os ossos, ou seja, se não for aplicada nenhuma força estes nunca vão saber da necessidade de fortalecer e vão acabar por perder massa óssea.


Grupos musculares relevantes clinicamente exercícios de resistência


-Extensão de quadril e do joelho,
-Flexores do joelho e da coluna,
-Bíceps, tríceps, ombro, extensores da coluna
-Musculatura abdominal,
-Exercícios com pesos livres para treinar o equilíbrio
Exercício de Aeróbica
- Marcha durante 30 minutos
Frequência: 2 a 3 vezes por semana.
Antes de iniciar qualquer plano de treino, lembre-se que deverá ter uma avaliação de profissional de modo a que seja prescrito um treino adequado ás suas competências físicas.

 Exercicios para quem sofre de Osteoartrose  nos joelhos;
Ex1:
Deitado na sua cama, procure fletir uma das pernas para fixar o quadril, e com a perna esticada execute movimentos de elevação da perna. Inicie com 2 séries de 10 movimentos para cada perna, alternando entre a direita e esquerda, subindo para no máximo 8 séries. O exercício pode ser feito duas vezes ao dia, antes de levantar e ao deitar;
Ex2:
Sentado em uma cadeira, utilizando o mesmo elástico ou cinto, prenda este na perna da cadeira e, um pouco acima do tornozelo, com a perna quase esticada (a 30º com a horizontal), tente arrebentar o elástico ou cinto. Execute o exercício com o mesmo tempo no esforço e no relaxamento. O nº de séries deve ser de no máximo 3 para cada perna, com 10 exercícios por série.
Um bom fortalecimento dos músculos da coxa, com certeza, diminuirá o efeito de carga localizada intra articular, melhorando o seu caminhar e com isso sua qualidade de vida.
Pergunte ao seu médico especialista, qual o melhor exercício no seu caso específico.
Espero que tenha consigo convencer de começar a fazer algo por si, ajudá-lo a fazer sentir-se melhor...
Aguarde por mais dicas...até lá!
Bom Treino!!!


 
 
 
 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O Sorriso de Mara - A minha história


A minha história! Leiam e vão perceber o porquê...

Aos 25 anos a minha vida mudou, mudei de terra, mudei de vida! Decidi procurar emprego na área da saude e comecei como delegada comercial de farmácia na área da Suplementação alimentar, Puericultura. Depois comecei a desenvolver interesse mais avançado na industria farmaceutica queria ser delegada informação médica e consegui, na área Cardiovascular e aqui aprendi muita coisa que revelo no meu site.

A minha vida era maior parte do tempo passada sentada: carro-centros de saude-hospitais-carro. Não tinha horários para comer, pois tinha que conseguir fazer chegar a informação médica ao maior numero possivél de médicos.,por isso comia mal e tarde.

Só há noite, descansada em casa é que me vingava no comer e comia bem!

E comecei a ganhar peso,( 64kg para 1,57cm com: 91 de peito, 86 de cintura e 99 de anca) quando fazia caminhadas maiores ou subia escadas, cansava-me muito. Olhava-me ao espelho e não gostava do que via. Tinha esquecido de mim... Olhava a roupas que em tempo me servia e ficava bem e agora não passavam das coxas para cima...estava deprimidia e desiludida comigo própria, infeliz porque não me sentia bem!O querer perder peso, decorri ao drenantes, anticeluliticos, bloqueadores de gordura, chegava a perder algum peso (1kg no máximo), mas não era o suficiente pois o resto mantinha-se(stresse, não beber água, má alimentação e sedentarismo) Depois tinha outro senão, a carga de reponsabilidade em cima de mim em pagar contas e gerir uma casa, concentrar-me no emprego, ter uma vida com uma pessoa que não tinha responsabilidades, não queria saber, pois sabia que tinha em casa quem cuidava de tudo e ganhava um bom salário.  Mas um dia isso acabou...fiquei desempregada, as contas mantinham-se a dificuldade de encontrar emprego na área onde estava era grande, pois o mercado estava em bancarrota! Mas não podia estar parada, senão dava em doida e com os apoios do IEFP fiz um curso profissional na área do desporto. Tirei curso profissional de tecnica de cardiofitness e musculação com cédula profissional certificada pelo IPD(Instituto Português do Desporto) e foi a partir daqui que começei a ver o exercicio fisico e o funcionamento do nosso organismo de outra maneira. Para além de mais um ponto a meu favor no meu curriculu, mantive o meu gosto pela pintura e aqui também quis evoluir e mostrar mais do meu hobbie e comecei a participar em exposições de arte. Fiz exposição em Amares no espaço da camara municipal e no espaço cultura de Ponte da Barca. Ainda consegui obter encomendas de algumas pessoas que viram e gostaram do meu trabalho. Escrevi um livro infanto-juvenil (O Segredo da Serra Mágica) publicado e está á venda no site: www.bubok.pt

Mas o desemprego mantinha-se, o dinheiro estava acabar, até um dia devido ás diversas dividas contraídas pela a pessoa com quem vivia as penhoras surgiram e a minha vida acabou...Acabei por perder tudo na vida, casa, os meu bens, dinheiro, tudo que tinha lutado para conseguir...num dia desapareceu...se já não tinha amor próprio, mas pior foi ter tido alguém que me fazer sofrer...No pouco que ainda tinha para mim, voltei costas a tudo e regressei ás origens, voltei para junto daqueles que me amavam a sério, que mesmo ter os feitos sofrer em alguns momentos, receberam-me de braço abertos(minha mãe e irmão). Comecei tudo do nada novamente, ao final de 8 anos, tive que continuar a procurar emprego, a ganhar algum dinheiro, ganhar confiança em mim e voltar a ser Feliz, como o era antes de me mudar. Mas todo aquele passado estava a fazer-me mal, não podia pensar mais no que me tinha acontecido e tinha que arranjar maneira de o fazer. Consegui com ajuda de boas pessoas locais, trabalhar numa mercearia a part-time, trabalhava de manhã, á tarde fazia part-time num ginásio, durante os horários vazios, comecei a fazer caminhadas, isto porque tinha que estar com a mente ocupada, estava a entrar numa depressão e não o podia acontecer, não queria ansiolíticos nem psicologos...queria a mim mesma, caminhava até me sentir de facto cansada, pois isso fazia com que quando chegava á noite deitava e adormecia! Mas com o tempo comecei a sentir que não era o suficiente, queria mais...caminhava e corria um pouco, caminhada e corrida.Até que fui excluindo a caminhada e mantive apenas a corrida, para além do 4 km diários de corrida, fazia mais 30 minutos de manutenção: abdominais, peito, biceps, triceps, dorsal, lombar, gluteos. E foi o começo para perder peso, aumentar a minha autoestima e força de vontade. Ao final de 2 anos perdi 10 kg.

De part-time na loja, passaram-me a tempo inteiro, estarei sempre agradecida por me terem ajudado a levantar e me terem dado trabalho, já passaram 2 anos que lá estou.

Mantive a rotina: trabalho, final do dia, hora e meia de exercicio. Com a chegada do Inverno a frequência de correr era menor, não queria parar por causa do mau tempo, por isso inscrevi-me num ginásio e consegui maner o meu ritmo. Era conhecida no ginásio por papa passadeiras, corria nelas como se não houvesse amanha. Não me sentia tão bem como agora, com energia, ritmo, bem comigo própria, com força! Umas das coisas que me apercebi é que por instinto os doces, refrigerantes e fritos estavam praticamente eliminados do meu sistema. Ou seja, comia um doce 1 ou 2 vezes por mês, não sentia necessidade, nem falta. Os fritos faziam-me sentir mal, enfartada e inchada, assim como os refrigerantes. Passei a beber um copo de água de manha em jejum, e 1,5lt por dia hoje é hábito adquirido. Tinha colesterol alto que voltei a por nos valores normais, tinha prisão de ventre, o que desapareceu pois o meu intestino quer movimento e muita água,  tinha pele muito oleosa e com borbulhas, devido a eliminação de gorduras e a frequência de hidratação a pele ficou bem melhor, perdi celulite, muita celulite. Por ter mantido sempre o exercicio fisico na minha vida quotidiana, as dores de costas e joelhos melhoraram, pois apliquei as práticas corretas de postura e de movimento que aprendi no curso.

Como de 2 em duas horas, mas nada em exagero, como devagar e não preciso de chegar ao ponto de enfartar para sentir satisfeita. Sempre me diagnosticaram disturbio hormonal, algo que com o exercicio e um suplemento natural (Cápsulas de Oleo de Onagra) me ajudaram a resolver, tinha valores de hormonas como se tivesse na menopausa, valores que não me possibilitavam ter filhos.

Com todas esta força de vontade e dedicação, consegui alterar a minha vida. Consegui estabilizar os meus valores hormonais, colesterol, peso, baixar o meu IMC(indice massa corporal) e engravidar.

Reencontrei uma pessoa, que já não via nem falava á 11 anos, esta pessoa com quem trabalhei tinha tentado mostrar que sentia algo por mim, mas na altura não estava nadinha interssada, até o achava um pouco irritante :D, mas com o tempo, as pessoas amadurecem e algumas ficam melhores outras piores. Ele estava diferente do que tinha conhecido, começamos a falar, a sair e a redescobrirmo-nos até que quando demos por isso eramos mais que amigos. Nunca tinha pensado em ter filhos, mas quando esta pessoa me falou que via-me como mãe dos filhos dele, fiquei sem palavras e emocionada, pois também eu o via assim...como meu companheiro e pai dos meus filhos... Ao final de ano e meio, decidimos em tentar e conseguimos...estou grávida! Feliz com a pessoa que amo, feliz com as pessoas que trabalho, feliz por estar perto da minha familia, feliz por ter conseguido ganhar auto-estima e motivação para continuar a ser como sou...Mesmo sabendo da minha gravidez, mantive o exercicio fisico pois fazia bem, continuar a regular o peso e principlamente para evitar prisão de ventre e edema. Mas por ter sido diagnosticado placenta baixa e um descolamento da placenta fui obrigada a parar pela saude do meu filhote! Mas sinto muito a falta de me movimentar, á noite tenho dores nas pernas como se os musculos estivessem atrofiar, e começo a sentir o cansaço cardiovascular quando subo escadas. Mas isto vai melhorar e vou voltar ás minhas corridas. Em questão de peso, posso dizer que em 5 meses gravidez aumentei 4 kg, encontro-me dentro dos parametros normais para o tempo de gestação, a tensão está normal, não tenho nem tive enjoos, nem desejos alimentares, mantenho a ingestão de muita água o que tem ajudado na não retenção de liquidos e evitar prisão de ventre. Mas sinto muita falta de exercitar-me, que para minha estabilidade mental como fisica.

E por todas esta experiências de vida boas e más que passei, é que decidi partilhar um pouco de mim convosco para poderem pereceber o porquê que fazer ginástica é um bem essencial para nossa saude mental e fisica. Acredito e sei que existe mais Maras por ai, umas com piores outras com melhores vidas que eu, mas maioria nunca pensou em  que  tudo depende de nós próprios para seremos felizes e capazes.

Desejo a todas as pessoas o maior sucesso, e façam o teste a voces próprios para comprovarem o que aqui exponho.

O meu Obrigada!

Mara Tomé