sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dicas de exercicios para quem sofre de Osteoporose e Osteoartrose

Se chegou até aqui foi porque visualizou no meu site: www.sorriaparavida.wix.com/sorriapravida  algumas informações importantes sobre o beneficio do exercício físico e a importância de termos uma boa alimentação.
Hoje venho "falar" um pouco sobre as atividades física que, aquelas pessoas que sofrem de Osteoporose ou Osteoartrose poderão fazer para combater, dores e evitar que a massa óssea reduza ainda mais. Como sabe a Osteoporose atinge maioritariamente as mulheres, a partir da pré-menopausa e durante.O facto dos ovários deixarem de funcionar, deixam de produzir hormonas essenciais á estabilidade óssea. Exercícios com pesos, são os mais indicados para prevenção e tratamento da Osteoporose, isto porque temos que reeducar os ossos, ou seja, se não for aplicada nenhuma força estes nunca vão saber da necessidade de fortalecer e vão acabar por perder massa óssea.


Grupos musculares relevantes clinicamente exercícios de resistência


-Extensão de quadril e do joelho,
-Flexores do joelho e da coluna,
-Bíceps, tríceps, ombro, extensores da coluna
-Musculatura abdominal,
-Exercícios com pesos livres para treinar o equilíbrio
Exercício de Aeróbica
- Marcha durante 30 minutos
Frequência: 2 a 3 vezes por semana.
Antes de iniciar qualquer plano de treino, lembre-se que deverá ter uma avaliação de profissional de modo a que seja prescrito um treino adequado ás suas competências físicas.

 Exercicios para quem sofre de Osteoartrose  nos joelhos;
Ex1:
Deitado na sua cama, procure fletir uma das pernas para fixar o quadril, e com a perna esticada execute movimentos de elevação da perna. Inicie com 2 séries de 10 movimentos para cada perna, alternando entre a direita e esquerda, subindo para no máximo 8 séries. O exercício pode ser feito duas vezes ao dia, antes de levantar e ao deitar;
Ex2:
Sentado em uma cadeira, utilizando o mesmo elástico ou cinto, prenda este na perna da cadeira e, um pouco acima do tornozelo, com a perna quase esticada (a 30º com a horizontal), tente arrebentar o elástico ou cinto. Execute o exercício com o mesmo tempo no esforço e no relaxamento. O nº de séries deve ser de no máximo 3 para cada perna, com 10 exercícios por série.
Um bom fortalecimento dos músculos da coxa, com certeza, diminuirá o efeito de carga localizada intra articular, melhorando o seu caminhar e com isso sua qualidade de vida.
Pergunte ao seu médico especialista, qual o melhor exercício no seu caso específico.
Espero que tenha consigo convencer de começar a fazer algo por si, ajudá-lo a fazer sentir-se melhor...
Aguarde por mais dicas...até lá!
Bom Treino!!!


 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário